A SentArt terá mais este espaço para puder chegar mais perto de quem se interessa pelo trabalho que fazemos... Como primeiro Post, queria escrever algo sobre o que fazemos, então tinha de escolher algo genuíno, a escolha é esta entrevista, perguntas que o João me pediu para responder na altura do RDUT... Lembro-me perfeitamente que nesse dia fiquei bastante atrapalhada, pois era a primeira vez que ia falar sobre o que era a SentArt, de como nasceu... Recordo-me que a escrita foi fluindo, foi bastante sentida, estava feliz, pois era a primeira vez que me perguntavam tanto sobre este meu bebé que é a SentArt.........
O que é a SentArt?
A SentArt define-se como um espaço de criação e divulgação da arte do Douro para o mundo e do mundo para o Douro. Neste momento temos dois grandes pilares, que são:
- O Artesanato feito com recurso à matéria-prima que "colhemos" da vinha (pedra xisto, cepa e vide), através do qual pretendemos fazer chegar o Douro ao mundo;
- A fotografia criada essencialmente de imagens de lugares e da natureza, do Douro e do mundo . Aqui para além de fazermos chegar o Douro ao mundo, também procuramos dar a conhecer à gente do Douro imagens captadas em outros lugares. Neste momento dispomos de uma 1ª Coleção de blocos de notas reciclados com algumas das nossas fotografias.
Como e quando nasceu?
Este projeto já nasceu há alguns anos, mas não tinha ainda forma, nem nome, apenas a constante vontade que eu sentia de apreciar a arte e de querer fazer chegar de algum modo aos outros algo que eu pudesse criar com muito amor e uma interpretação e a disponibilizasse ao outro para que este a pudesse apreciar e se assim o entendesse interpretá-la de um outro modo, o importante é que a pessoa que recebesse a minha peça sentisse tanto prazer em usufruir dela como eu em criá-la.
A primeira pedra foi lançada o ano passado depois de muitas caminhadas pela Vila de Santa Marta de Penaguião, onde resido. Numa delas questionei-me porque não utilizar algumas das pequenas pedras de xisto que via encostadas à parede! E então cada vez que ia caminhar procurava levar um saco ou mochila e aproveitava a caminhada para trazer mais pedras. Comecei por criar um porta velas, depois um suporte para canetas e depois outras peças, sempre únicas e com utilidades diferentes. Aos poucos fui mostrando a amigos e familiares que achavam "giro", era um bom começo, não acham? :)Bem, só sei que o meu interior me dizia que era por aqui o caminho, até que um dia ia a passar de carro e encontrei umas cepas caídas no meio da estrada, parei e coloquei-as no carro, senti que podia aproveitá-las de algum modo.. Um dos nossos candeeiros foi feito com uma destas cepas.
A partir daqui as coisas têm evoluído naturalmente e tenho procurado oportunidades e agarrado outras que me surgem. Com o tempo tenho conseguido definir melhor este projeto e o caminho a percorrer. Tenho tido a sorte de encontrar sempre pessoas que acreditam neste projeto e que deste modo me ajudam a caminhar bem tranquilamente neste desafio de gostar que sintamos a arte!
Quanto à fotografia desde sempre me acompanhou, maioritariamente com a captação de momentos belíssimos que a natureza e que os lugares nos proporcionam.. Fazer uma boa fotografia para mim mais que captar uma boa imagem é conseguir olhar um bom momento, isso exige de nós, de mim concentração e disponibilidade para escutar o espaço envolvente no momento de fotografar.
Em que áreas actua o projecto SentArt?
Artesanato e Fotografia
Qual o papel da SentArt no RDUT?
Colaborar com toda a equipa na valorização do Douro, fazendo chegar aos premiados uma peça que lhes permita lembrar para sempre a satisfação de participação neste fantástico evento que é o Réccua Douro Ultra-Trail.
in http://www.douroultratrail.com/2014/08/reccua-douro-ut-sentart.html